quarta-feira, 7 de março de 2012

DICA BACANA

A jornalista Diana Vreeland, que foi editora da Harper’s Bazaar e da Vogue lançou um livro de moda que já é sucesso! O Fashion Design. O foco do livro são os estudantes de moda, mas as informações são boas pra todo mundo.
Uma das partes que achei mais bacana foi a que ela explica como escolher tecidos. Vale a pena conferir e guardar com carinho.
Manuseie o tecido para sentir a superfície e avaliar quanto é quente, frio, escorregadio etc. Qual é a personalidade do tecido? Qual é a composição das fibras?
Como o tecido se recupera ao ser manuseado? Estique o tecido para checar a recuperação. Puxe delicadamente na direção do viés e no sentido do fio. Dobre e drapeje o tecido para ver seu caimento. Escove os fios para ver se eles se soltam facilmente.
Confira as ourelas para ver se o tecido está reto. Se os fios transversais não estiverem no ângulo correto em relação aos longitudinais, não terá um bom caimento, e, nos tecidos em cores xadrezes, as bainhas e as junções ficarão desalinhadas.
Descubra se há irregularidades de tecelagem ou de tingimento. Segure o tecido contra a luz, pois assim poderá ver se está desigual. As cores podem se mostrar bem diferentes sob a luz das lojas e sob a luz natural; se você estiver tentando uma combinação de cores, pergunte se pode levar o tecido para ser observado sob outra fonte de luz.
Tecidos de tricô e lã têm propensão a formar pelotas. Esfregue a superfície e veja se as fibras se soltam ou se embolam.
Nos tecidos estampados, cheque se a estampa é uniforme e se o alinhamento está correto. Coloque o tecido em frente ao corpo e também sobre o braço esticado, para ver como fica a proporção dos desenhos.
Às vezes, sedas e algodões baratos recebem uma goma ao serem tecidos ou finalizados. Essa goma pode ser lavada. Esfregue a superfície para ver se surge um pó fino (o amido da goma).
Se as informações sobre cuidados e acabamentos estiverem disponíveis, anote-as. Você não poderá reclamar depois se não tiver seguido as instruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário